Como escolher a iluminação para o meu evento?

 

anseven.com.br

Como escolher a iluminação para o meu evento?

Para escolher a iluminação profissional mais adequada, várias questões devem ser analisadas.
Apesar da iluminação ser igualmente importante na montagem de um evento, a iluminação para eventos tem diversas funções: é responsável por criar a atmosfera ideal, além de equilibrar as nuances entre o espaço e os objetos, e de favorecer o estado emocional dos convidados, que chegam em seu evento com uma expectativa que deve ser levada em conta.
Temos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais assertividade na escolha da iluminação!


Adeque a iluminação profissional ao estilo do evento

O primeiro passo acertar na iluminação profissional é definir o estilo do evento e tomar todas as decisões a partir dele.
As luzes para eventos são responsáveis pela criação da atmosfera do lugar, que pode ser contagiante, solene, romântica, etc.
Tome cuidado para não inovar demais nesse quesito e sempre aja com cautela, pois pode causar desconforto entre os convidados.


Garanta que a iluminação para eventos esteja de acordo com a decoração

Uma técnica muito interessante para quem não tem muitos recursos para alugar a decoração e/ou iluminação é garantir que ambos estejam em sintonia.
Pense no posicionamento de um item decorativo de acordo com a maneira que a luz incidirá sobre ele. Além disso, planeje a iluminação para eventos baseando-se no tipo de item que será usado na decoração, já que vidros, metais e objetos espelhados possuem efeitos distintos ao serem iluminados.
Outra coisa interessante e que pode fazer você até mesmo economizar na decoração é projetando desenhos criados pela iluminação (estrelas, corações, etc.) em uma parede vazia.


Invista na qualidade dos equipamentos

Ter um equipamento de má qualidade pode gerar vários imprevistos, como falhar ou até mesmo apagar por completo no meio do evento.
O melhor tipo de iluminação profissional é de LED, pois se aquece menos e o custo de energia é muito menor que as lâmpadas convencionais.
Na pista de dança, é ideal que o ritmo com que a iluminação pisca e se move esteja de acordo com as batidas das músicas. Nesse caso, o tipo de iluminação para eventos muito usado é o laser.


Tenha uma equipe capacitada

Mais importante do que os itens de iluminação para eventos é contratar profissionais que saibam o que estão fazendo, não só para garantir um show de luzes bonito, mas seguro.
Além de checar as referências, uma ideia interessante é ir até um evento em que a pessoa que você deseja contratar esteja cuidando da iluminação para verificar suas habilidades e conhecimentos.


Se prepare para imprevistos

Antes de qualquer evento, é importante fazer uma visita técnica para verificar as fontes de energia e se a infraestrutura do local comporta o seu projeto de iluminação profissional.
Para evitar imprevistos, leve sempre um gerador.

Se você quer criar um clima, deve garantir que a iluminação para eventos esteja de acordo com todos os outros detalhes da festa.
Agora que você entendeu como fazer isso, navegue um pouco mais em nosso blog e veja mais dicas de como fazer eventos inesquecíveis!



Gostou? compartilhe!