Iluminação Profissional para eventos

 

Como escolher a iluminação profissional para o meu evento?


Para escolher a iluminação profissional mais adequada, várias questões devem ser analisadas. Apesar da iluminação ser igualmente importante na montagem de um evento, esta, transcende a sua função, pois é responsável por criar a atmosfera ideal, além de equilibrar as nuances entre o espaço e os objetos, e de favorecer o estado emocional dos convidados, que estão no seu evento em busca da expectativa perfeita.

O trabalho de um profissional de iluminação pode ir além da função de posicionar lâmpadas. Porém o mesmo não trabalha sozinho, pois, como citado acima, o trabalho de iluminação está atrelado a outros fatores que agirão como um conjunto para garantir a grandeza do evento.
Como já diria o mestre Oscar Niemeyer:

“Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto”.

Organizar a iluminação em um evento, algumas vezes pode parecer um “bicho de sete cabeças”. Para os que não estão aptos é difícil de acertar o ponto certo. Não se trata simplesmente de por algumas lâmpadas e dizer que está tudo lindo e perfeito. Ao construir um projeto de iluminação, vários fatores devem ser dosados, a fim de obter uma boa harmonia e coerência. Para isso, é importante se pensar no clima que o evento deverá ter, e para ter essa informação o técnico deve estar a par dos objetivos do evento. É preciso conhecer bem o espaço que vai receber a iluminação, bem como o mobiliário que irá compor o cenário do palco e dos convidados. Pode não parecer, mas esse tipo de informação pode auxiliar muito no foco e volume de iluminação em certas áreas, pois nem tudo deve estar iluminado em excesso ou faltando. O foco é valorizar áreas mais importantes, e não ofuscar os olhos dos convidados.


Tão importante quanto saber dos aspectos que compõem uma iluminação de qualidade, também é importante saber como iluminar cada evento e quais equipamentos utilizar para obter a melhor eficiência e funcionalidade. Por isso seguem abaixo dicas de como a iluminação pode ser utilizada dependendo do tema e do espaço do evento.

ILUMINAÇÃO ARQUITETÔNICA

A iluminação arquitetônica, é normalmente utilizada em espaços amplos como prédios ou monumentos. Tem como função a visualização adequada do espaço arquitetônico, levando em consideração, as funções para que foram destinadas. Há variadas formas de se fazer uma boa iluminação de espaços urbanos e espaços internos. Muitos resultados podem ser obtidos, dependendo do tipo de lâmpada usada junto a uma alternativa muito usada, a projeção mapeada que juntos podem impressionar o seu projeto e dar vida a formas estáticas.
Ao se produzir um bom projeto de iluminação, é importante ter noções de luminotécnica, que é a parte que trata do estudo da iluminação; dessa forma o técnico saberá quais luzes e cores poderão ser aplicadas, e qual intensidade será necessária.
Para a iluminação desse tipo de espaço, podem ser usados por exemplo, holofotes. Estes possuem um brilho focal que se direcionado podem valorizar detalhes importantes, como uma escultura, ou painel, por exemplo.

ILUMINAÇÂO DE PLENÁRIA

Um dos diversos tipos de iluminação é a de uma plenária, que pode abranger grande variedade de equipamentos de iluminação, e a possibilidade de diversos efeitos, tudo para causar o impacto que o público merece.
A iluminação de plenária também possibilita a divulgação de uma marca e a valorização das cores da empresa, deixando o evento com a cara do cliente. Podemos usar diversos equipamentos como: Par Led’s, Movings, Ribaltas e Refletores.
Lembrando que todos os detalhes de como será a iluminação, devem ser passados para o produtor do evento que trabalhará em conjunto com o técnico de iluminação; sempre com antecedência, através de um briefing, para que tudo possa ser programado e ensaiado antes do início do evento.
Foto: Evento - Boehringer Ingelheim - Tauá Hotel Atibaia

“Evento - Boehringer Ingelheim

ILUMINAÇÃO DE SHOW

Para garantir um show de qualidade e impressionar seu público, é importante não se limitar a apenas um equipamento de iluminação. Seu kit de iluminação consistirá em uma variedade de tipoS; porém, muitas vezes a banda ou o artista já possui um check list com todos os equipamentos de iluminação que costuma usar. Este check list normalmente é passado à empresa de locação responsável pelo evento.
Um técnico de iluminação experiente é imprescindível para um show de qualidade. Ele irá programar as cenas de luz para cada música e garantir que a sincronia da iluminação ocorra perfeitamente conforme ensaiado, e estará preparado para qualquer imprevisto.

“Evento Formatura PUC

Foto: Evento Formatura PUC – Expo Center Norte

PISTA DE DANÇA

A Pista de dança muitas vezes comandada por um DJ, requer uma iluminação descontraída e com muitos efeitos, podemos usar equipamentos como: Movings, lasers, Strobos e a famosa máquina de fumaça.
A Sincronia com o áudio é extremamente importante. Tudo para que o público se sinta envolvido por toda experiência sonora e visual. Se faz necessário dosar a iluminação e trabalhar o tema escolhido; seja numa balada, casamento, ou aniversário, a iluminação será harmonizada de formas diferentes.

“Formatura FGV – Espaço Pró Magno”_ iluminação profissional

Evento: Formatura FGV – Espaço Pró Magno

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Muitas vezes acompanha a iluminação de uma plenária, dependendo do espaço e do cliente. Com um efeito sensorial, ajustando as cores podemos trazer uma sensação mais ‘’agitada’’ e ‘’enérgica’’ com luzes mais quentes como âmbar ou o vermelho. E para produzir uma sensação de ‘’tranquilidade’’ e ‘’calmaria’’ podemos usar o azul ou o lilás, cores que por sua vez, não chamam tanta atenção.
Essa iluminação costuma envolver o espaço do evento, exaltando formas e texturas. O ideal seria mesclar fontes de luz para criar um ambiente lisonjeiro e sutil.

“SUESP 2017 – Sofitel Jequitimar Guarujá”_ iluminação profissional

Foto: SUESP 2017 – Sofitel Jequitimar Guarujá

Estas são as nossas dicas de como escolher a iluminação profissional para o meu evento. Espero que tenha curtido.
A Anseven dispõe de equipamentos de iluminação e de toda a estrutura para fazer o melhor para o seu evento. Além de técnicos experientes, capazes de fornecer o que há de melhor em termos de consultoria.

Contate-nos e faça já o seu orçamento.



Gostou? compartilhe!